Pular para o conteúdo principal

E era aquela velha histórinha que ele me dizia... "Você sempre acha que tem razão..."
- Se eu acho que tenho razão talvez seja porque eu tenho razão.
- Ou não, talvez Tristan, você seja um louco cabeça dura. E ai? Vamos lá ver o pessoal fazer um som?
- Não.
-Por que?
- To fora dessa. Acho que quero ficar sozinho. Preciso muito de mim.
- Olha lá hein... não vai ficar se acabando na punheta.
- Acho que não.
Eu fiquei um tempo no sofá depois que o Joca saiu. Eu me dividi em mil eus, até me achar em cada pedaço. E era assim toda vez que eu achava que estava só. Ia me procurar, e me achava, e cada pedaço era um outro eu e era tão eu como nunca. Alguns meus pedaços eram brilhantes pedaços de espelho no chão. O espelho quebrado a duas semanas ainda estava no chão e eu restolhado nele. O que você pensa quando tem que se libertar?
Não pensa, senão não é livre... o pensamento é uma prisão terrível, se pensa não faz, se fizer não pense. E o que se faz quando quer esquecer? Não pensa? Esquecer é fácil, o difícil é não lembrar.
Lembrar é uma situação estranha, eu preferia não lembrar de muitas coisas, nem lembrar dela, nem lembrar das verdades que ela mentia pra mim. Nem lembrar que amor é só uma palavra que as pessoas proferem porque acham que existe, porque acham que sentem. Eu sempre preferi não falar... mas ela tinha o dom de arrancar da minha boca. As verdades que eu mentia pra ela... eu não mentia pra ela... eu não gostava de mentir. Não há nada melhor que por a cabeça no travesseiro e dormir sem ter com o que se culpar, sem mentiras pra se culpar. E ela dizia a mesma coisa, aquela velha histórinha..."Você sempre acha que tem razão."
Mas era tudo que eu tinha... minha mais louca razão e ninguém entendeu. O mesmo sentimento que trás prazer é um veneno, e corrói a razão até ela ficar louca louca, foi o que aconteceu com toda a minha razão, com toda a razão que eu tinha. Eu já não queria mais perder minha razão, não ia perder minha razão por alguma coisa que alguém acredita que existe, mas no fundo nem sabe o que é...é como quem crê em Deus. A gente houve falar em Deus e amor a muito tempo, mas o que é ninguém sabe dizer nem explicar, por isso eu ia ficando cada vez mais com a minha razão sem muito nexo. Se alguém no mundo soubesse o que é amor não existiria miséria, nem todas essas coisas atrozes que existem por aí. Eu queria ficar com minhas razão e meus restolhos no chão me olhando. Queria a negação, queria o que ela me deu... aquela noção de que eu não era nada, nem representava nada, que eu era menos que ela, queria que ela fosse ela e eu eu. Eu queria meu eu de volta livre e racional e ela bateu na porta.
- Tristan!!! Você tá aí? Abre a porta pra mim... eu quero falar com você. Tristran!!!
Eu não estava pensando em abrir a porta. Abri a porta e ela entrou com olhar preocupado.
- Ta tudo bem com você?Olha, acho que a gente tem que pensar nas coisas boas sabe? Nos sentimentos bons. Não tem porque ficar assim, você não vai entrar num acordo comigo? Não vai falar nada?
Eu estava ali sentado pensando que o dia poderia ser muito mais bonito de fora da janela, e nem estava com vontade de falar nada, nem concordar... a porta estava aberta e eu saí pra ver o dia e ser visto, eu e meus restolhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- Então é isso? - Como assim? - Assim ora! Você simplesmente vai embora? - É. Vou. - Não vai nem me fazer nenhuma promessa? De que volta, ou que eu sou o que você sempre sonhou e tal? - Não. Veja, eu preciso ir, não é nada pessoal, mas tenho muito o que resolver. - Do quê? - O quê? - Tem que resolver? - O de sempre, trabalho, casa, filhos, enfim, o de sempre. - Hum... Entendo - Não entende não, e nem se esforce. Até. Ela partiu sem fazer nenhuma promessa.

O Bêbado e as Pernas

Errara a mira. Limpou seu vômito na porcelana. A bebida que outrora o fez alegre e manso agora fazia mal e o enjoava. Tomado pelo atordoamento pensou em por o dedo na goela e se desalmar por um breve instante. Quisera a alma fugir daquele corpo sôfrego e bêbado. Os pés e as pernas respingados da alma saída e mal mirada lhe envergonhavam. Mas que tinha a maldita sociedade com isso? Perguntas sem respostas coesas eram seu forte. Os fortes agüentariam até o amanhecer. Mas e ele que não era forte? No seu mundo ciranda, caído na cama pensava nas calças vomitadas jogadas na lavanderia, em quantas palavras a menos poderia usar se achasse as palavras certas e nas moças com pernas exuberantes pelas quais passara um pouco antes de se desalmar. Mas que era ele? Perdedor até pra beber? Até assim, pra isso seria fraco? Tinha algo nos seus pensamentos que o preenchiam. Nem seus vícios mais cretinos arcavam com o ardor do sentimento pulsando nas veias e querendo ser sentido, explorado. No fim das con

Perdido

Carolina...eu vi, eu vi e não quis nem falar, nem chorar, nem mover uma palha e nem te dei um sorriso. Ouvi o sabiá. Não lhe sorri também. Rias tu e ele cantava. Quero que cortem tua boca voluptuosa fora, e que teus cabelos negros e brilhantes caiam todos, quero que emudeçam a tua voz que derreteu meu coração, quero que te cortem o seio, a púbis... Quanto egoísmo da tua parte Carolina! Posto que felicidade é um egoísmo a tua felicidade sem mim é só minha amarga tristeza, o meu ocre não ser... O sabiá cantava meu canto mudo... A proximidade que ele esteve de ti me causa inveja, o teu riso sem mim causa-me dor. Carolina, depois que tu perdeu-te de mim... depois que eu te perdi ... perco-te todas as noites e todas as manhãs, e em todos os sonhos...mas a dor é a mesma.