Pular para o conteúdo principal

O Centauro e o Touro

Encarava-o. Seus olhos estavam tristes, marejados. Algo incomodava.

- Mais vinho?

- Obrigada.

Sorrira sutilmente. Ele lhe sorria também, havia dor por trás dos maxilares quadrados, havia dor naqueles olhos.

- Podíamos ter dado muito certo não? Éramos bons juntos...

- Sim. Éramos...

- Nunca faltou risada não é?

- Fato.

Ela era orgulhosa, difícil. Não permitia que ninguém a possuísse de verdade. Dava-se apenas aos despautérios de si mesma. Tinha medo naquela época. Hoje não mais, mas naquela época tivera muito medo.

- Vamos falar de você... como você está? Tudo bem?

- A medida do possível, sim.

Ela mentia. Não estava bem, era inquieta embora não deixasse transparecer.

- Nada a incomoda não é?

- Algumas coisas me incomodam, mas nada me incomoda o suficiente para me tirar a paz. Você me parece incomodado. Quer que eu vá embora?

- Não.

Ele não queria. O que ele queria era uma máquina do tempo, que devolvesse seus cabelos longos e vivacidade, que devolvesse também a garota orgulhosa e fria que namorou e agora era aquela mulher pálida, magra e com olhos distantes.

- Embora eu saiba que não é mais você, eu prefiro que você fique, quero te olhar mais um pouco. Se você não tivesse sido tão orgulhosa, e fria, talvez...

- Eu não tenho coração, temos quatro patas. O tempo só fez nos tornar mais resilientes e nos entregarmos cada vez menos.

- Você não mudou nada.

- Mudei sim, eu não tenho mais medo de ser racional. Também não tenho medo de perder, nem de mentir. Eu sou o monstro que muitos gostariam de ser mas não têm coragem. Sou o monstro e o verme de mim mesma.

Ele a olhava, observava atento os olhos cínicos e suavemente doentios dela. De certa maneira não acreditava no que ouvia.

- Eu sofri, mas você sofreu mais e eu não me importei. Embora me importe com seu sofrimento agora, lá atrás, eu não me importei. Preferi transferir o fardo para outra pessoa, e aproveitar minha liberdade em paz. Eu não tenho remorso. Só me arrependo de nunca ter te dito que eu te adorava, e te adoro, ainda.

Ele ficou pasmo, não esperava ouvir aquilo. Levantou, ela se levantara também, arfavam, testa contra testa, um centauro e um touro. Beijaram-se. Ela tirou o revolver da bolsa. Eles se afastaram.

- Atira na minha cabeça, por favor, é tudo culpa dela.

- Um tiro no peito e um na cabeça, porque a culpa nunca é só da cabeça... tem que estourar o coração.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

- Então é isso? - Como assim? - Assim ora! Você simplesmente vai embora? - É. Vou. - Não vai nem me fazer nenhuma promessa? De que volta, ou que eu sou o que você sempre sonhou e tal? - Não. Veja, eu preciso ir, não é nada pessoal, mas tenho muito o que resolver. - Do quê? - O quê? - Tem que resolver? - O de sempre, trabalho, casa, filhos, enfim, o de sempre. - Hum... Entendo - Não entende não, e nem se esforce. Até. Ela partiu sem fazer nenhuma promessa.

Eu e Buckowski

Quase que passei absorto pela livraria, mas entrei. O meu preciosíssimo estava lá! “Bukowski”. Entrei, perguntei o preço. Independente de quanto fosse eu só tinha 0,20 centavos. Livros são caros. Mas o do meu amado Buckowski não era tão fora dos meus olhares. A atendente disse que eu podia sentar numas cadeiras, ao lado do café, e ler o livro. Sentei e li, e ri, concordei, coloquei a mão na boca (sabe como?), e quis quebrar coisas, quis ser um desgraçado, foder, tomar uma cerveja, um cigarro, ri de novo...E fiquei satisfeito o dia todo. O dia todinho! No dia seguinte tomei um porre sozinho, risonho e satisfeito, e não consegui escrever.

O Bêbado e as Pernas

Errara a mira. Limpou seu vômito na porcelana. A bebida que outrora o fez alegre e manso agora fazia mal e o enjoava. Tomado pelo atordoamento pensou em por o dedo na goela e se desalmar por um breve instante. Quisera a alma fugir daquele corpo sôfrego e bêbado. Os pés e as pernas respingados da alma saída e mal mirada lhe envergonhavam. Mas que tinha a maldita sociedade com isso? Perguntas sem respostas coesas eram seu forte. Os fortes agüentariam até o amanhecer. Mas e ele que não era forte? No seu mundo ciranda, caído na cama pensava nas calças vomitadas jogadas na lavanderia, em quantas palavras a menos poderia usar se achasse as palavras certas e nas moças com pernas exuberantes pelas quais passara um pouco antes de se desalmar. Mas que era ele? Perdedor até pra beber? Até assim, pra isso seria fraco? Tinha algo nos seus pensamentos que o preenchiam. Nem seus vícios mais cretinos arcavam com o ardor do sentimento pulsando nas veias e querendo ser sentido, explorado. No fim das con